terça-feira, 18 de maio de 2010


Qual a cor de seu chá?
Sabe-se que desde a época de nossos avós já eram servidos os famosos chás e hoje continuamos esta tradição em nossos lares. Quem não gosta de tomar um bom chá após as refeições, no final da tarde ou quando está com alguma dor de estômago ou de barriga ? Inclusive até os médicos já tem conhecimento do poder terapêutico de alguns chás para o tratamento de doenças.
Chá verde: Feito a partir de infusão da erva Camellia Sinensis, é popular na China e no Japão, preparado com água não fervente, produzido no sudeste do Brasil, em SP.
É rico em substâncias oxidantes (polifenóis) e auxilia no combate ao câncer e ao envelhecimento. É rico em tanino que fez diminuir as taxas de LDL (colesterol ruim) e previne doenças cardíacas e circulatórias e é diurético.
Chá Amarelo: Processado de maneira similar à do chá verde, mas secagem mais lenta, é de aparência amarelo-esverdeada, o aroma pode ser confundido com o do chá preto, há semelhanças com o chá verde e branco.
Chá Branco: Previne o desenvolvimento dos pólipos do cólon, apresenta maior concentração de polifenóis, entre outros antioxidantes, que ajudam a neutralizar os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular.
Chá Preto: Chamado de chá vermelho na China, é o tipo de chá mais comum no Ocidente, grande parte deste chá é produzido na Índia. É o mais forte e o mais cafeinado do todos os chás.
Chá Vermelho: É feito a partir da Camellia Sinensis, mesma erva da qual se extrai o chá verde, branco e preto.
É também conhecido como “o devorador de gorduras”. Acelera o metabolismo do fígado, reduz o colesterol, é depurativo, desintoxicante, antidepressivo e facilita a digestão.
Enfim, sabe-se que todos os chás são benéficos à saúde, basta prepará-los de maneira correta e conhecer suas propriedades terapêuticas.


Caroline Maciel, Gabriel Lopes, Luisa Almeida, Leidiane Souza, Maiara kringel.

Um comentário: